Aventuras de Leo - Não toque nos objetos

Autores do texto:
Isabelly R Souza - 1ªB
Camila Ribeiro Van Beik - 1ªB
Beatriz Ventura - 1ªB

Programador: Pedro Henrique Kachinski Dias - 2ªEM

Você sabia que a programação traz benefícios como o desenvolvimento do pensamento lógico, a resolução de problemas de forma criativa e a capacidade de transformar ideias em realidade? Isso foi uma das atividades realizadas durante as aulas de informática do colégio Sagrada Família! Os alunos do 2°ano programaram jogos que foram publicados no site “scratch”.

O jogo de um desses alunos consiste em desviar de leões ferozes, maçãs que caem do céu e balões coloridos para alcançar a maior pontuação possível. Quanto mais tempo você conseguir manter seu personagem vivo, maior será sua recompensa!

Leo, uma das pessoas que estava jogando, começou a ver as imagens da tela mais vivas e quando menos esperava começou a voz de um narrador, essa voz dizia: "era uma vez um menino chamado Leo, que vivia em uma vila à beira de uma floresta mágica. Certa manhã, ao caminhar para a mercearia, Leo percebeu que algo estranho estava acontecendo. Ele ouviu rugidos ao longe e, ao olhar para a estrada à frente, viu um grupo de leões surgindo no horizonte, com olhares atentos e passos calculados."

Leo não pensou duas vezes e começou a correr, desviando-se entre as árvores e arbustos para escapar dos leões. Mas, para seu espanto, assim que entrou em uma clareira, algo ainda mais esquisito começou a acontecer: maçãs começaram a cair do céu! Algumas eram enormes, quase do tamanho da sua cabeça. Ele tinha que ser rápido, esquivando-se para não ser esmagado.

Enquanto Leo desviava das maçãs e olhava para os leões que ainda o perseguiam, ele percebeu que o céu estava cheio de balões coloridos que desciam lentamente. Ele teve uma ideia! Correndo até onde os balões começavam a descer, Leo agarrou-se a vários ao mesmo tempo, e, para sua surpresa, começou a flutuar!

Levantando-se lentamente no ar, Leo viu os leões lá embaixo, rugindo e confusos, enquanto ele escapava pelo céu entre os balões coloridos. Rindo de alívio, ele finalmente chegou a um lugar seguro. A experiência tinha sido surreal, e ele sabia que jamais esqueceria o dia em que teve que desviar de leões, maçãs caindo do céu e balões coloridos para salvar sua vida.

O aluno utilizou blocos de código para controlar o movimento do personagem e dos obstáculos.

Compartilhe essa novidade com seus amigos e familiares! O jogo já está disponível para ser jogado por qualquer pessoa necessitando de acesso à internet:


Trabalho solicitado pelo componente curricular Inovação e Comunicação que servirá como avaliação parcial do 3º trimestre.

Profª Graziela Borsato


Comentários